Inovação na construção civil – Com que roupa…
Em artigo intitulado Inovação na construção civil – Com que roupa…, o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, Dionyzio Klavdianos, compara as...
Foto: Divulgação
Inovação na construção civil – Com que roupa…
Em artigo intitulado Inovação na construção civil – Com que roupa…, o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, Dionyzio Klavdianos, compara as vestimentas de um pedreiro do setor da construção e de um funcionário da linha de produção em uma fábrica de automóveis, em um tipo de serviço com características similares: necessário, repetitivo e de forte impacto ergonômico.

Segundo Klavdianos, o paralelo entre os dois casos serve para mostrar o quão vasto é o mundo novo da automação. No caso específico do exoesqueleto, o mérito de sua introdução na situação protagonizada pelo pedreiro seria a manutenção de um processo construtivo brasileiro centenário, o reboco sobre bloco de alvenaria, só que evoluído a um estágio bem superior ao do arcaísmo com que é praticado hoje na maior parte das obras brasileiras. Clique aqui para acessar a íntegra do artigo.

FONTE: CBIC