Usuários ConstruaNegócios
Usuário  
Senha
Quero me cadastrar  |  Esqueci minha senha
Busca
RSS Adicionar aos favoritos Siga-nos no Twitter Confira a edição

 
 
 
 
     
       
 
   
 
 


Andaime tubular melhora a produtividade da obra
Indicado para executar trabalhos em lugares elevados, o andaime é um dos equipamentos mais utilizados na construção civil.
Andaime tubular melhora a produtividade da obra
Foto: Divulgação
Atualmente, além dos ultrapassados modelos feitos em madeira, esta disponível no mercado o andaime tubular.

Entre as principais características do produto estão:

- Simples manuseio;

- Facilidade na montagem e desmontagem (pois as peças são modulares);

- Fácil armazenagem (em apenas 3 m² é possível acomodar até 240 peças de andaimes);

- Possibilidade de ser reutilizado diversas vezes.

O andaime tubular deve ser montado conforme orientação do engenheiro da obra, seguindo manual fornecido pelo locador ou fabricante. O equipamento consiste em peças tubulares encaixadas ou rosqueadas umas nas outras, e é preciso haver um perfeito travamento junto à estrutura da obra. Fora isso, todo andaime deve ter proteções laterais para evitar quedas de alturas.

Produtividade

Quando se trata de produtividade, ao compararmos um andaime tubular, previamente estudado e concebido de acordo com um bom projeto de engenharia e personalizado em conformidade com as necessidades da obra, o ganho que se tem pode ser oito vezes maior.

Tempo de montagem

Em relação ao tempo de execução da construção com o andaime metálico, estima-se que ele seja entre seis e dez vezes menor na comparação com o de madeira.

Por oferecerem mais segurança e versatilidade, os andaimes metálicos podem ser montados e desmontados com menor tempo e têm vida útil muito maior que a da madeira.

Segurança

O andaime metálico é fundamental para o compromisso com a segurança da obra e dos operários envolvidos em sua execução. Ao contrário dele as peças em madeira (vigotas, tábuas e pontaletes) são difíceis de serem inspecionadas, sobretudo depois de muito tempo de uso. E sua estrutura interna pode estar comprometida sem que os usuários percebam. Os especialistas dizem, ainda, que os produtos de madeira têm pouca resistência nas ligações e emendas e grandes deformações quando submetidos a variadas e bruscas mudanças de temperatura e umidade.

Sustentabilidade

Além de todas as vantagens do andaime metálico, ele também respeita o meio ambiente já que não há retirada de madeira da natureza e também não oferece dificuldade em administrar e controlar os resíduos (sobras e aparas de madeira) gerados no processo. No fim de sua vida útil o metal pode ainda ser reciclado inúmeras vezes.

FONTE: Obra 24 horas


« voltar | versão para impressão | enviar notícia por email | topo